5 de janeiro de 2014

O Substituto | David Nicholls


Quando ganhei O Substituto em um sorteio da editora Intrínseca fiquei muito empolgada por ser um livro do David Nicholls, um autor que a grande maioria gosta e, por conta disso, eu estava louca para ler uma de suas obras há tempos. E confesso que acabei ficando meio... decepcionada.

Stephen C. McQueen é um ator divorciado que passa boa parte da vida esperando a sua Grande Chance, mas tudo o que consegue é interpretar um esquilo numa produção infantil e ser o substituto de Josh Harper, o 12º Homem mais Sexy do Mundo (que nunca se machuca ou fica doente). Ele também acaba se apaixonando pela esposa de Josh, Nora, que é uma mulher inteligente e divertida  minha personagem favorita!  e a partir daí sua vida fica ainda mais bagunçada. 

Não é que eu não tenha gostado do livro. Eu não gostei do protagonista. David Nicholls escreve sobre pessoas que tinham sonhos que não deram certo e Stephen com certeza é um fracassado. Nada dá certo e nada acontece como o planejado. Mas o jeito que ele reagia às situações em que era colocado foi o que fez com que eu não gostasse do personagem. Claro que ele não poderia agir da melhor maneira frente a tantas desilusões, mas a forma com que o fazia me irritou muito. Apesar disso, ele possui uma característica admirável que é a sua perseverança, a vontade infindável de fazer o que ama e alcançar seus sonhos.

 “Fazer um bom trabalho. Encontrar a coisa que você adora, e fazê-la com todo o coração, no melhor de sua capacidade, sem se importar com o que as pessoas disserem.”

O autor tem uma narrativa muito bem-humorada e às vezes até sarcástica, que flui fácil e nos faz refletir sobre a vida. “E se nada der certo?” “E se eu não conseguir me dar bem fazendo aquilo que amo?” “Até onde devo ir para conseguir o que eu quero?” foi o que me peguei pensando durante a leitura.

Não é um livro ruim, só não funcionou para mim por causa do personagem principal. Talvez se tivesse gostado um pouco mais do Stephen, teria dado 5 estrelinhas no Skoob.

Editora: Intrínseca
Autor: David Nicholls
ISBN: 9788580573787
Páginas: 320

4 comentários:

  1. Dos livros do Nicholls, esse foi o que eu menos gostei! Mas ainda assim gosto de ver o modo como o autor monta o enredo, como se ele sempre pensasse "ok, e se isso desse errado?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda quero ler os outros dois, Ni. Principalmente Um Dia <3 e sim! Esse com certeza foi um ponto positivo. David Nicholls me fez pensar muito nisso, ainda mais agora nessa fase de vestibular. Beijos!

      Excluir
  2. Devo dizer que fiquei com uma vontadezinha de ler esse livro, hehe! Nunca li os livros David Nicholls, e talvez este seja o primeiro. Me ajudou bastante! Parabéns pela resenha, bem sincera e é isso aí!
    Beijos!
    http://senhoritathais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaís! Leia para tirar suas próprias conclusões! Quem sabe você não acaba gostando mais do Stephen do que eu? Me conte depois o que achou! :)
      Obrigada e beijocas ❤

      Excluir