7 de julho de 2013

Os Diários de Carrie | Candace Bushnell


Nunca assisti a um episódio da série Sex and the City, mas quando soube do que se tratava Os Diários de Carrie fiquei muito interessada e louca para ler o livro. Primeiro, porque ao ler a sinopse me identifiquei de cara com a protagonista. E segundo, porque sempre tive vontade de viver minha adolescência nos anos 80, com todas aquelas bandas legais que confesso ouvir por influência dos meus pais.

Neste livro conhecemos a história de Carrie Bradshaw, uma adolescente que mora numa cidade do interior, está no último ano do ensino médio e sonha em se tornar uma escritora famosa e se mudar para Nova York. Conhecemos também a vida e os dramas de seus melhores amigos, personagens secundários tão bem construídos e de suma importância ao desenrolar do livro. Carrie e seus amigos são inseparáveis, até que Sebastian Kydd, um cara lindo e muito charmoso, chega e agita tudo à sua volta.

Candace Bushnell escreve de forma deliciosa, de um jeito que é impossível terminar um capítulo e não querer ler outro e mais outro. Acabei lendo mais da metade do livro em uma noite por conta disso.


Os personagens secundários também têm vários problemas e, digamos, vida própria. Apesar de a protagonista contar a história, não é só o que acontece com ela que vemos. Foi incrível perceber o rumo que as coisas tomaram e como foi que a história terminou para cada um deles. Mouse, a amiga tão inteligente e esperta, e Walt, o amigo sensível, gentil e fofo, foram dois dos personagens que mais me conquistaram e me fizeram torcer por eles. Já Carrie é uma garota forte e decidida. Enquanto seu sonho de ser escritora não se torna realidade, ela aceita desafios e se dispõe a fazer coisas que nunca havia pensado fazer antes para conseguir o que tanto quer. Conforme acompanhamos seus relacionamentos e crises, percebemos seu amadurecimento e crescente confiança quanto à própria escrita.

“Depois de algum tempo, subi as escadas e peguei a caixa com minhas velhas histórias, e tentei me confortar imaginando um futuro melhor, onde eu moraria em Nova York e escreveria livros e teria uma vida completamente diferente. Imaginei meu futuro como uma joia enterrada dentro de mim, de onde não podia ser roubada nem se eu ficasse presa em Bralcatraz pelo resto da vida.” Pág 295
O único ponto negativo e que me irritou um pouco (razão de eu não ter dado 5 estrelinhas lá no Skoob) foi como Carrie ficou depois que Sebastian entrou em sua vida. É verdade que gente apaixonada fica meio cega e não percebe o que acontece ao seu redor, mas eu sabia que ela tinha potencial para ser – e merecer – muito mais que aquilo. Ainda bem que no fim tudo se ajeitou e eu pude reconhecer a personagem de quem tanto gostei e me identifiquei. 

No final do livro a autora foge do clichê e nos prova que é um tanto quanto feminista, fato que me agradou muito.

Não é o tipo de obra que vai mudar sua vida, mas é uma leitura gostosa e divertida, capaz de te levar a uma montanha-russa de emoções.

P.S.1: A capa é absurdamente linda e chamativa, fiquei apaixonada!
P.S.2: Achei que o livro e a série fossem mais parecidos, mas fiquei bem surpresa com a diferença dos enredos. A essência é a mesma, mas o restante é bem diferente. 

Editora: Galera Record
Autora: Candace Bushnell
ISBN: 9788501087171
Páginas: 399

Nenhum comentário:

Postar um comentário